22 de agosto de 2007

BOLSA DE CROCHE NO PONTO SONIA MARIA COM GRAFICO E PASSO-A-PASSO


BOLSA DE CROCHET - PONTO SÔNIA MARIA
MATERIAL
- Lã Mollet da Círculo,
- Agulha de crochet 3 mm,
- Agulha de tapeceiro e
- Tesourinha
Esta bolsa foi feita em crochet circular e em três etapas:
- O corpo da bolsa;
- A alça e
- O forro da bolsa, que também é em crochet .


1ª ETAPA



1ª CARREIRA
- Faça 72 correntinhas, (caso queira fazer maior, faça sempre números múltiplos de 4);
- Faça 1 correntinha para virar;
- Faça pontos baixos até a penúltima correntinha;
- Na última faça 3 pontos baixos. Para o fundo ficar oval;
- Continue com os pontos baixos até a penúltima correntinha;
- Na última faça 3 pontos baixos novamente;
- Feche a carreira com um ponto baixíssimo.

2ª CARREIRA
- Faça uma correntinha para subir;
- Faça pontos baixos em torno de todo o fundo da bolsa, inclusive nas pontas arredondadas. Na carreira anterior aumentamos pontos, agora não vamos aumentar nenhum. Por este motivo o fundo vai ficar curvadinho.
- Finalize a carreira, com 1 ponto baixíssimo .

3ª CARREIRA


- Faça 1 correntinha para subir; - Faça 4 pontos baixos; - Faça 10 correntinha; - Fixe-as , com um ponto baixíssimo, na base do 4º ponto baixo, pegando dois fios. Está pronta a nossa primeira alça. - Faça mais 4 pontos baixos, 10 correntinhas, prendendo-as no 4º ponto baixo, pegando dois fios. Esta pronta a nossa segunda alça. - Repita este procedimento em torno de todo o fundo da bolsa. - Finalize a carreira com um ponto baixíssimo. Você vai estar com varias alças em torno do fundo da bolsa. Esta bolsa terá 18 carreiras de alças.
  4ª CARREIRA 
* AGORA VEM O MISTÉRIO DO PONTO
Vamos tecer um fio , a princípio preso somente no início. No final das 36 alças é que as encaixaremos.


- Faça 14 correntinhas, volte e prenda com ponto baixíssimo na 4ª correntinha, sempre pegando dois fios da linha;Vai ficando um fio de correntinhas e elos soltos. Depois de todas as alças prontas te direi com fixá-las nas alças da carreira anterior. - Faça mais 14 correntinhas, volte e prenda com ponto baixíssimo na 4ª correntinha, sempre pegando dois fios de linha; - Repita este procedimento até completar o mesmo tanto de elos que tem em torno do fundo da bolsa. Neste caso 36 alças. - Não finalize esta carreira. Vamos primeiro encaixar as alças da 4ª carreira dentro das alças da - Com o auxilio da agulha de crochet, você vai passar as alças da 4ª carreira dentro das alças da primeira carreira. -Para isso introduza a ponta da agulha de crochet dentro da primeira alça da terceira carreira e busque a primeira alça da 4ª carrreira e passe-a por dentro desta primeira alça da 3ª carreira. Esta feito o encaixe. - Observe para que elas fiquem sempre com o ponto da correntinha do direito. - Depois de passadas e encaixadinhas , feche esta 4ª carreira com um ponto baixíssimo na base da primeira alça. Se tentar fechar a carreira antes de encaixar todas alças, ela vai ficar virada e o ponto vai ficar do avesso. - Portanto muita atenção neste momento.
- Faça 16 carreiras de alças ( sem contar as do fundo da bolsa)com esta quantidade de correntinhas nos intervalos e nas alças. As outras duas carreiras terão pontos menores, para afunilar a bolsa.

ATENÇÃO:
Nestas duas ultimas carreiras de alças(17ª e 18ª) diminuiremos o ponto.
- Faça 10 correntinhas, volte e feche na 3ª correntinha, com um ponto baixíssimo, pegando dois fios. Você ficou com um intervalo de duas correntinhas e uma alça de 7 correntinhas. Com isso você vai afunilar a bolsa e diminuir o tamanho da sua boca. - Repita este procedimento até completar as 36 alças. Encaixe-as nas alças da carreira anterior e feche com um ponto baixíssimo. Esta pronta a 17ª carreira.


18ª CARREIRA
- Repita os procedimentos da 17ª carreira.

Para finalizar o corpo da bolsa, faça um fio de 77 correntinhas. Passe-o por dentro do elos, sempre observando para que estejam na mesma posição. Para que não fique uma alça pra lá e outra alça pra cá. Feche-o, arrematando-o, com uma agulha de tapeceiro pra que fique bem firme e não desamarre. Esta pronto o corpo da bolsa.


2ª ETAPA Agora vamos fazer a alça.

 

Ela é composta de duas tiras de 72 correntinhas cada . Depois é entrelaçada uma na outra e fixadas com pontinhos invisíveis. É uma alça achatada.

  1ª tira da alça
- Faça uma tira de 72 correntinhas ;
- Faça mais uma correntinha para virar;
 - Faça 3 carreiras com pontos baixos.
Esta pronta a primeira parte da alça.

  2ª tira da alça
- Faça uma segunda tira dos mesmos moldes da primeira.

Unindo as duas tiras
- Agora vamos costurar, com uma agulha de tapeceiro, as pontas das duas tiras. - Coloque uma sobre a outra, e costure com pontos invisíveis. - Entrelace-as, e vá firmando com a ajuda de alfinetes desmanzelo (os de cabeça furam os dedos). - Faça pontos invisíveis nas junções das tiras. Esta pronta a alça.


Argolas para unir bolsa e alça

-Faça dois fios de correntinhas .Passe-os por dentro de três alças do canto da bolsa. Prenda-os na alça, com o auxilio de uma agulha de tapeceiro. Faça de forma invisível. Esta pronto um dos lados. Repita este procedimento do outro lado da bolsa. Esta pronta a casca da nossa bolsa. Agora vamos fazer o forro dela.

 3ª ETAPA:
Forro da Bolsa


Faça o fundo do forro da mesma forma do da bolsa. Para o forro usaremos ponto baixo e ponto alto. Faça uns 10 cm de ponto baixo, para a bolsa ficar bem vedadinha. Dali pra cima faça pontos altos. De acordo com o tamanho da bolsa, quando for se aproximando da boca da bolsa, vá diminuindo a quantidade de pontos altos.
ATENÇÃO!
Aqui vai uma dica:
NUNCA PULE PONTOS PARA DIMINUIR O TAMANHO DO SEU CROCHE. Feche dois ou 3 pontos altos juntos.
Você verá que a bolsa tem um formato maior dos lados e menor no centro. O forro terá que acompanhar este formato. Para conseguir este efeito, basta que substitua os pontos altos do meio da bolsa por meio pontos altos, pontos baixos e meio pontos altos novamente e depois pontos altos. Assim ficará maior dos lados e mais baixa no centro.
Veja o meu desenho e a foto que você entenderá melhor.
Depois do forro pronto, fixe-o , com uma agulha de tapeceiro, na base da ultima carreira do Ponto Sônia Maria.
Eu fiz dois bolsinhos no fundo da bolsa. Isso propiciou que ela ficasse mais cheiinha e sem volume em cima.
Agora é só desvirá-la e esta pronta a Bolsa de Crochet no  Ponto de Croche Sonia Maria.

Qualquer dúvida é só falar.
Bons Crochets!
Abraços com carinho,
Sônia Maria
* ATENÃO!!!
NÃO  SE ESQUEÇA DE CLICAR NAS FOTOS DAS PAGINAS PARA AMPLIÁ-LAS.


GOOGLE AUTORIA

PESQUISA GOOGLE AQUI!

Pesquisa personalizada

Pesquisar este blog

Visitas Recebidas